Quem sou eu

Minha foto
Nasci na cidade de Jaguaquara-BA, sou profesora da rede municipal de ensino da cidade onde resido, na escola Vicenzo Gasbarre.

sábado, 23 de agosto de 2008

Retrospectiva Profissional

A escolha do curso de Pedagogia para mim, não foi por um mero acaso, pois isso se deu devido necessidade que eu sentia de está mais capacitada para trabalhar na educação escolar. Esta necessidade começou a surgir quando no ano de 1998, fui contratada pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Jaguaquara, para lecionar na zona rural em uma classe multisseriada, por me deparar com inúmeras dificuldades, dentre elas, o déficit de aprendizagem, a descontextualizarão do livro didático, a falta de servente e merendeira na minha escola, o difícil acesso a escola por minha parte e por parte do alunado. Foi nesta época que percebi que o que eu havia aprendido no curso de Magistério no Colégio Pio XII em Jaguaquara, apesar de ser muito importante, era pouco, devido a complexibilidade da minha profissão: Professor.
Foi quando pensei que precisava de um conhecimento maior, uma formação que me ajudasse de uma maneira mais consistente a mudar na medida do possível a dura e difícil realidade que eu estava inserida, foi quando optei por fazer o curso de Pedagogia, por acreditar que ele me daria subsídio para este propósito. O que de fato tem acontecido devido aos conhecimentos e experiências de inúmeros teóricos da educação que temos estudado, na oportunidade gostaria de ressaltar o educador Paulo Freire, pois, como já dizia o mesmo (1981, p. 61) o aluno não deve ser apenas um receptor, mas também criador do conhecimento. Deve ter a possibilidade de transformar sua realidade imediata, testando e aplicando cada porção de conhecimento, que recebe. Não há aprendizado real se ele não é demonstrado na prática, em um compromisso com a vida ao nosso redor. Uma educação que forme sujeitos deste tipo é uma educação que privilegia a consciência crítica que segundo o grande educador Freire é aquela que, desconstrói, indaga, investiga, choca, dialoga. É nesse ponto que a aliança entre teoria e prática é de suma importância para o nosso processo de formação enquanto futuros pedagogos.
Acredito que inúmeras transformações e descobertas têm acontecido em minha vida profissional nestes três anos e meio de curso. Mudanças de postura, pensamento, conscientização, mudanças essas que me fizeram crescer enquanto ser humano, enquanto educadora que me fizeram ver a educação com um novo olhar, um olhar de esperança e de muita responsabilidade.
Neste momento o curso de Pedagogia faz parte da minha capacitação profissional, me dando subsídios, essenciais para exercer o mais belo de todos os exercícios o de educar.
Sou grata a Deus por tão rica oportunidade, pois sem Ele tenho certeza de que tudo isso que acabei de relatar não teria acontecido, a Ele toda a minha gratidão.

2 comentários:

Estágio em conexão disse...

KEU
SOMOS ETERNOS APREDIZES.NUNCA SE ESQUEÇA QUE É A CURIOSIDADE QUE NOS INSERE NA BUSCA, SEM ELA NÃO APRENDEMOS NEM ENSINAMOS.
BEIJOS
EDJANE

Estágio em conexão disse...

KEU
SOMOS ETERNOS APRENDIZES.NUNCA SE ESQUEÇA QUE É A CURIOSIDADE QUE NOS INSERE NA BUSCA, SEM ELA NÃO APRENDEMOS NEM ENSINAMOS.
BEIJOS
EDJANE